Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!
Se você está pensando em colocar prótese de silicone e está pesquisando temas relacionados a esse procedimento, é muito provável que você se depare com algo relacionado à síndrome ASIA (Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes), mais conhecida como doença do silicone.
Segundo os dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), é importante ressaltar que doença do silicone e síndrome ASIA não são a mesma coisa. A Doença do silicone é um termo atribuído pelas próprias pacientes para descrever um conjunto de sintomas que elas atribuem ao uso do implante, também conhecido no inglês por Breast Implant Illness (BIIs).
A ASIA é uma doença autoimune desencadeada por adjuvantes, que são um conjunto de fatores ambientais que podem induzir a auto imunidade do paciente. Há muito anos já existem essas possíveis alterações após a colocação da prótese, no entanto, eram tratadas como contratura capsular na maior parte dos casos.
A contratura capsular é uma das complicações que podem ocorrer com pessoas que colocam implante de silicone nos seios, e ela acontece por rejeição do próprio corpo/organismo do paciente, ocorrendo uma perda de elasticidade da cápsula que envolve o implante e forma uma camada de tecido de cicatrização em torno dos implantes.
Essa doença possui critérios diagnósticos, então é necessário que um médico especialista avalie o paciente, a fim de entender o que está acontecendo, e então, identifique determinadas alterações, principalmente através de sintomas, tais como.
Existem muitos outros procedimentos operatórios disponíveis no arsenal do cirurgião plástico, objetivando esta breve exposição apenas orientar quanto a alguns aspectos referentes ao que se pode oferecer. Obviamente nada do que possa lido substitui uma consulta com o médico de sua escolha. Somente ele estará apto a realizar as avaliações necessárias e indicar o melhor tratamento para cada caso em especial. Certifique-se de estar consultando um especialista na área de atuação específica, busque informações, instrua-se e se oriente quanto a cirurgia pretendida. Valorize sua consulta aproveitando o tempo disponível para sanar suas dúvidas. Consulte também o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.