Ritidoplastia Facial

O que é?
Nas últimas décadas a cirurgia de face mudou substancialmente, buscando-se resultados mais harmoniosos e naturais, sendo indesejáveis trações e retiradas excessivas. As cicatrizes são na maioria posicionadas na linha do couro cabeludo, atrás e adiante das orelhas, apresentando-se bastante dissimuladas. Em média são necessários entre 20 e 30 dias para a regressão das equiomoses e de edemas mais aparentes. São tratadas a face em si e a região cervical (pescoço). Na quase totalidade dos casos associamos a blefaroplastia como forma de valorizar ainda mais o resultado.

Anestesia
Tanto a anestesia geral quanto a local ou a associada são utilizadas, dependendo de cada caso.Seu cirurgião deverá sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

Internação
Meio período até vinte e quatro a trinta e seis horas, de acordo com a necessidade de cada caso, sempre levando-se em conta o conforto e segurança do paciente.

Duração da Cirurgia
Em caso de cirurgia completa, envolvendo face, pálpebras e pescoço, o ato cirúrgico poderá se extender a 4 ou 6 horas, dependendo do caso. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Pré – operatório
Lavar os cabelos, na véspera da operação com produto próprio para os cabelos. Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral. Não fazer maquiagem no dia da internação. Na eventualidade de internar-se no mesmo dia da operação, vir em jejum.

Pós – operatório
Compressas com soro fisiológico gelado sobre os olhos são indicadas para diminuir o tempo de edema. Alimentação líquida ou pastosa pelo período indicado pelo médico. Usar óculos escuros, quando na claridade e no vento. Em caso de pacienes do sexo feminino, um lenço nos cabelos poderá deixá-la mais à vontade. Evitar o sol de acordo com a orientação médica.

Valorize sua consulta aproveitando o tempo disponível para sanar suas dúvidas. Consulte também o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. (http://www.cirurgiaplastica.org.br)